domingo, 31 de agosto de 2008

Medo e culpa

Ei, você tem culpa de quê? Você tem medo de quê? Quem não tem que jogue a 1º pedra...Bom, não acredito em coincidências, mas nas últimas semanas peguei vários artigos, reportagens, crônicas sobre esses fantasmas da vida humana, medo e culpa. Tenho vários pensamentos sobre os dois tipinhos, mas eu não sou muito parâmetro para comentários mais profundos, só vou divagar um pouco. Pois posso morrer de medo e culpa, mas não deixo de fazer, nem fudendo... Claro, que isso traz alguns prejuízos, uns deles nem um pouco remediáveis, mas em geral, não me arrependo não, mesmo quando tenho prejuízo.
O medo tem uma capacidade louca de nos paralisar e isso faz mal para a saúde em geral, como a música do Lenine, maravilhosa..."Medo, que dá medo do medo que dá". E as vezes ele vem com outros nomes, segurança, precaução...temos que ter cuidado com nossos pensamentos e sempre nos perguntar, "estou pensando isso por ou medo ou por...?".
Olhar pro medo e enfrentá-lo, sem criar ilusões e justificativas para mantê-lo na vida. Já dá pra começar a brincar...Já a culpa, essa é mais delicada porque ela é sutil, leve, chega aos poucos. E o pior, demora para ser destruída ou, pelo menos, diminuída.
Quer saber? Aproveite a vida sem medo, todas as oportunidades, pois geralmente temos culpa porque deixamos o medo, em algum momento, nos dominar e não fazemos o que devemos fazer. Simples, lei de causa e efeito...Se deixar o medo dominar, você vai sentir culpa. Bem prático!

Nenhum comentário: